728x90 (1)

AGRONEGÓCIO

Empaer Disponibiliza Mudas de Capiaçu a Produtores do Norte de Mato Grosso

Publicados

em

Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vem realizando a entrega de mudas de capiaçu a produtores de leite e de corte da região norte do Estado. Os técnicos dos escritórios regionais de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Paranaíta têm intensificado os trabalhos para atender à demanda que aumenta nesse período do ano com o fim da estiagem.

Um dos exemplos é do produtor Allas Jonas Ditadi, 36 anos, que aumentou em 20% a produção de leite alimentando seu rebanho com a silagem de capiaçu. “Recebo assistência técnica da Empaer de Peixoto de Azevedo desde 2019 e aumentei minha área de produção da cultura para mais um hectare este ano de tão certo que deu. Com 120 dias já dá para colher e fazer a silagem. As vacas amam. Estou muito feliz e realizado e vou continuar investindo e acreditando em toda orientação que recebo”, destaca ele.

Toda assistência foi dada pelo técnico agropecuário Clodomir Antônio Zalett e o engenheiro agrônomo Clovis Luiz de Moraes Manica. Ambos já atenderam no município, o ano passado, 22 produtores e este ano, 11, até o momento. Todos são produtores dos assentamentos Planalto do Iriri, PA Caximbo II e PA Vida Nova I e II.

Leia Também:  Vulnerabilidade genética aumenta risco de extinção do mogno

“Toda produção é de um viveiro da Empaer que foi plantado em 2019, colhido em 2020 e agora em 2021. É uma área que representa 30% de um hectare. Pequena, mas tem dado bons resultados com aproximadamente 25 toneladas de mudas já colhidas”.

Em Paranaíta, o técnico em agropecuária, Tarcisio Cuchi, explica que desde 2019 já atendeu 62 produtores na cidade. Nesse período, a cidade passou por uma fase de mortandade de gado devido à falta de pasto, mas que foi revertido com o viveiro construído em parceria com a Prefeitura junto ao Programa REM. O resultado é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) e garantia de muda para os produtores.

“Este ano teve produtor doando mudas para outros produtores. Já fizemos 13 viagens com a caminhonete lotada de mudas pesando em média 400 quilos cada. Estamos projetamos mais cinco viagens até o final do ano”.

Em Guarantã do Norte, o trabalho é desenvolvido há três anos entre a Prefeitura, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Empaer.  A entrega das mudas é realizada pelo Instituto conforme desenvolvimento da cultura.

Leia Também:  Produtores rurais de Lucas conhecem sistema da PRF para comunicação de roubos e furtos

Da Redação

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Senar-MT prevê entrega de mais dois Núcleos Avançados de Capacitação

Publicados

em

Santa Cruz do Xingu e São Félix do Araguaia estão aguardando a inauguração de seus Núcleos Avançados de Capacitação (Nac). A previsão é que a entrega ocorra ainda em 2021. Outros dois municípios: Matupá e Apiacás estão com as estruturas em fase final de construção. As entregas das obras estão previstas para janeiro de 2022.

A última inauguração de Nac em Mato Grosso ocorreu neste mês de novembro em Tapurah. A cerimônia contou com a presença de lideranças do Sistema Famato, do setor agropecuário e autoridades locais.

O Presidente do Sistema Famato, Normando Corral destaca que tem um sentimento de alegria ao inaugurar os Nacs. Como produtor rural, ele conta que sabe da importância de ter um local adequado para a realização de cursos. “O papel do Senar-MT é absorver conhecimento e multiplicá-lo para os produtores rurais a fim de que possam utilizá-lo em seu trabalho no campo e também acompanhar o dinamismo do avanço tecnológico”.

O superintendente do Senar-MT Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, destaca que os Sindicatos Rurais junto com os produtores rurais precisam usar o Senar-MT para capacitar e qualificar pessoas. “Uma pessoa qualificada tem condições de tirar o máximo destas máquinas e equipamentos cada vez mais modernos que estão chegando ao mercado”.

Infraestrutura – A estrutura é composta por salas de aula, cozinha industrial equipada para receber qualquer tipo de treinamento de transformação e industrialização de alimentos, banheiros e ar condicionado. Mais do que isso, o Nac tem uma área externa adequada para receber máquinas e equipamentos para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Senar/MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Helicóptero do IBAMA cai em Mato Grosso e piloto morre; Ciopaer acionado
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA