728x90 (1)

AGRONEGÓCIO

Noroeste de Mato Grosso prevê realizar mais de 80 ações educacionais até fim do ano

Publicados

em

Os municípios localizados na região noroeste mato-grossense preveem a realização de mais de 80 capacitações ainda neste ano, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais.

Como uma região desenvolvida no setor da pecuária, a maior parte dos treinamentos é relacionada a essa área. Dentre os cursos mais demandados estão inseminação artificial de bovinos, confecção de arreios, casqueamento e ferrageamento de equídeos e vacinação contra a brucelose.

De acordo com o supervisor da Regional de Juína, Antônio Pagnussat, a pecuária é o ponto forte da economia local e a oferta de cursos capacita mão de obra para trabalhar na área. “A expectativa para 2022 é ampliar as capacitações na área da pecuária e investir em treinamentos na área de agricultura que está começando a se desenvolver na região”, afirma.

Além do conhecimento teórico e prático do campo, a região também demanda ações voltadas à parte social. Brasnorte foi o primeiro município a receber o Cine Senar em 2021, projeto que levou entretenimento à comunidade rural. O programa esteve 18 meses suspenso por causa das restrições sanitárias e foi retomado na primeira semana de outubro.

Leia Também:  Senado aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Regionais – O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a sede localizada em Cuiabá e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.

A Regional de Juína é composta pelos Sindicatos Rurais de: Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena e Porto dos Gaúchos que também atende o município de Novo Horizonte do Norte.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Senar/MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Senar-MT prevê entrega de mais dois Núcleos Avançados de Capacitação

Publicados

em

Santa Cruz do Xingu e São Félix do Araguaia estão aguardando a inauguração de seus Núcleos Avançados de Capacitação (Nac). A previsão é que a entrega ocorra ainda em 2021. Outros dois municípios: Matupá e Apiacás estão com as estruturas em fase final de construção. As entregas das obras estão previstas para janeiro de 2022.

A última inauguração de Nac em Mato Grosso ocorreu neste mês de novembro em Tapurah. A cerimônia contou com a presença de lideranças do Sistema Famato, do setor agropecuário e autoridades locais.

O Presidente do Sistema Famato, Normando Corral destaca que tem um sentimento de alegria ao inaugurar os Nacs. Como produtor rural, ele conta que sabe da importância de ter um local adequado para a realização de cursos. “O papel do Senar-MT é absorver conhecimento e multiplicá-lo para os produtores rurais a fim de que possam utilizá-lo em seu trabalho no campo e também acompanhar o dinamismo do avanço tecnológico”.

O superintendente do Senar-MT Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, destaca que os Sindicatos Rurais junto com os produtores rurais precisam usar o Senar-MT para capacitar e qualificar pessoas. “Uma pessoa qualificada tem condições de tirar o máximo destas máquinas e equipamentos cada vez mais modernos que estão chegando ao mercado”.

Infraestrutura – A estrutura é composta por salas de aula, cozinha industrial equipada para receber qualquer tipo de treinamento de transformação e industrialização de alimentos, banheiros e ar condicionado. Mais do que isso, o Nac tem uma área externa adequada para receber máquinas e equipamentos para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Senar/MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após pedido da SES, Mato Grosso recebe CoronaVac para completar esquema com segundas doses
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA