728x90 (1)

AGRONEGÓCIO

SENAR MINAS, CIITTA e FGV estudam parceria para treinamento de técnicos da África

Publicados

em


Cerca de 6 mil técnicos e extensionistas do setor agropecuário da África serão beneficiados com a parceria que está sendo viabilizada entre o Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária (CIITTA), a FGV Europe e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, por meio do Escritório Regional de Uberaba. O CIITTA é um centro internacional de capacitação e treinamentos profissionalizantes, que tem o objetivo de disseminar conhecimento na área agropecuária no continente Africano. O Centro está estabelecido em Uberaba, na sede da Fazenda Agronelli, e conta com outros parceiros como Embrapa, Epamig, FAZU e ABCZ.

Cleber Guarany, da FGV Europe, e Giuliano Marchini, do CIITTA, explicam que a organização foi criada para que pudesse agregar estas instituições e direcionar à África os pacotes tecnológicos que o Brasil tem a oferecer, incluindo máquinas e equipamentos, além de conhecimento profissionalizante. Os grupos alvo para os treinamentos são os operadores de máquinas, mecânicos, técnicos extensionistas, pesquisadores, empreendedores e administradores.

Diretores do CIITTA e da FGV Europe, juntamente com o gerente regional Caio Oliveira, na sede do Centro em Uberaba

De acordo com ele, inicialmente a ideia é trazer líderes dos técnicos e extensionistas ao Brasil para que possam receber capacitação e, posteriormente, serem multiplicadores deste conhecimento em seu país. A expectativa é atingir aproximadamente seis mil profissionais na Nigéria, com intenção de expandir a ação para outros países do continente. Os primeiros treinamentos serão realizados no Brasil de forma presencial, mas já estão sendo estruturadas ações de ensino a distância e híbrido (presencial e remoto).

Leia Também:  Projeto FAEMG+ leva curso para Sindicatos do Norte de Minas aprimorarem serviços

As primeiras tratativas para a parceria aconteceram durante visita à sede do CIITTA, com a presença do presidente do Centro e do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, no dia 23 de setembro. Em reunião online nesta terça-feira (29) com a diretoria do CIITTA, o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, colocou o interesse da entidade em participar do projeto. “Todo este treinamento vai ao encontro da nossa especialidade”, completou. Ele destacou o vasto cardápio de cursos oferecidos pelo SENAR e, ainda, a forte experiência desenvolvida com o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em várias cadeias. O coordenador de Formação Profissional Rural, Luiz Ronilson Araújo, também colocou as diversas possibilidades de capacitação dentro deste programa.

“Temos estrutura para oferecer os treinamentos necessários e uma amplitude de temas que atendem baixa, média e alta tecnologia, além de uma flexibilidade para criar conteúdos que podem ser específicos para as necessidades dos países africanos. O próximo passo é definir as prioridades para este projeto e elaborar um planejamento do que pode ser oferecido dentro das capacitações”, explica o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira. Ele também colocou a importância das ações de Promoção Social para a inserção da família e o trabalho com as pessoas inseridas na comunidade rural.

Leia Também:  CNA mostra impactos da reforma tributária para culturas como soja e milho

A próxima reunião para celebração do termo de cooperação entre o SENAR MINAS e o CIITTA está agendada para o dia 9 de outubro.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Senar/SE abre credenciamento para instrutores em diversas áreas

Publicados

em

Por


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) abriu credenciamento para instrutores nas áreas de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Matemática e Ciências Contábeis.  As inscrições podem ser realizadas até 14 de dezembro.

O instrutor atuará em treinamentos, palestras, seminários, cursos, oficinas e outras atividades de acordo com as demandas da instituição. Podem participar do credenciamento profissionais com formação nas áreas: Engenharia Agronômica com especialidade em fruticultura, Medicina Veterinária com especialidade em bovinocultura leiteira, licenciatura em Matemática e licenciatura em Ciências Contábeis.

Os pré-requisitos para o cadastro são: ser pessoa jurídica e ter experiência em docência. A documentação necessária para o credenciamento consta no edital disponível no site www.senarsergipe.org.br. A documentação deve ser enviada para o e-mail [email protected] até 14 de dezembro

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Plantio da soja em MT alcança 8,19% da área semeada em outubro
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA