CARROS E MOTOS
Aguardada no Brasil, Jeep Gladiator ganha versão Willys nos EUA


A Jeep Gladiator , picape utilitária baseada no Wrangler, deveria chegar ao Brasil ainda em 2020. A pandemia causada pelo novo coronavírus e a alta do dólar esfriaram os planos do lançamento, que deverá acontecer apenas no primeiro semestre de 2021. Enquanto o modelo não chega, a Jeep lançou uma nova vertente de grande apelo nos Estados Unidos.
A nova versão da Gladiator ganha um nome que fez história no Brasil: Willys , subsidiária responsável pela produção de modelos emblemáticos como Jeep Willys, Aero Willys e Rural Willys em São Bernardo do Campo (SP). A marca existiu entre 1952 e 1967, quando foi incorporada pela marca Ford.
Voltando à picape, a nova Jeep Gladiator Willys estreia acabamento interno exclusivo e detalhes aventureiros espalhados pela carroceria. Segundo Jim Morrison, chefe de marca da Jeep na América do Norte, a nova versão atende consumidores que procuram um visual mais agressivo. As rodas aro 17 são exclusivas, calçando pneus BFGoodrich específicos para enfrentar trilhas.
O utilitário conta com central multimídia UConnect de 8,4 polegadas com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, controle de cruzeiro adaptativo (“piloto automático”) e bancos dianteiros com função de aquecimento, entre os principais equipamentos de série da versão especial da picape norte-americana.
O motor 3.6 V6 desenvolve 285 cv de potência e 35,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades. A Jeep Gladiator Willys pode ser adquirida nas concessionárias dos Estados Unidos por US$ 36 mil (ou R$ 211 mil na conversão atual). Julgando pela força e o legado do nome “Willys”, a versão é forte candidata a ser vendida por aqui, onde custará mais de R$ 350 mil.


CARROS E MOTOS
Ford Ranger de madeira impressiona pelas funcionalidades


A Ford Ranger Raptor é uma das picapes esportivas mais cobiçadas hoje em dia, mas acabou sendo vendida apenas em alguns países, cuja lista não inclui Brasil, EUA e outros. Mas há quem tenha dado um jeito de ter uma em casa, nem que seja em miniatura, como o artesão que resolver postar um vídeo no You Tube que mostra como ele conseguiu fazer uma réplica perfeita, de madeira.
As imagens da Ford Ranger Raptor de madeira mostram em detalhes como foi todo o processo de fabricação da picape. A habilidade e a técnica são pontos que impressionam, assim como o resultado final, com pontos que vão desde a grade dianteira, até a suspensão funcional (até com pequenas molas) e pneus com ranhuras entre os itens que mais chamam atenção.
Com as ferramentas adequadas, também foram feitas as portas e o capô, com um nível de perfeição raro de se ver. Além da suspensão, a direção também funciona, girando as rodas de um lado para o outro. A tampa da caçamba abaixa, como no modelo em escala real, sustentada por pequenas correntes. Até os estepes não foram esquecidos.
Como é a Ranger Raptor de verdade
A Ford Ranger Raptor de verdade vem com motor 2.0, turbodiesel, sobrealimentado por duas turbinas, preparado pela Ford Performance , que rende 213 cv e brutais 51 kgfm de torque, que funciona com câmbio automático, de 10 marchas.
Entre outras mudanças, as dimensões da Ford Ranger Raptor também são diferentes das demais versões. São 5,40 metros de comprimento (+4 cm), 2,18 de largura (+17cm) e 1,87 m de altura (+6cm) e 28,3 cm de distância do solo (+5,1 cm). Além disso, o sistema de tração também é novo, o que inclui o “Baja Mode”, próprio para direção off-road. Dê uma olhada no vídeo acima.
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