CARROS E MOTOS
Veja 5 carros que precisam ser renovados com urgência

A pandemia do novo coronavírus atrapalhou o cronograma da indústria global de automóveis . Durante este período, veículos foram cancelados, projetos acabaram sendo arquivados e alguns lançamentos estão sem prazo.
Trata-se de um cenário delicado para várias montadoras que ainda contam com produtos defasados em suas linhas e precisam urgentemente de uma renovação . Partindo disso, a reportagem do iG Carros elege cinco modelos que estão ultrapassados na comparação com os rivais e precisam de uma nova geração o quanto antes.
1 – Ford EcoSport

O EcoSport foi líder de sua categoria durante quase dez anos e revelou todo o potencial que os SUVs compactos têm no Brasil. Em 2020, um em cada quatro carros vendidos no país pertence a este segmento. O problema é que o utilitário da Ford lançado em 2013 já se mostra ultrapassado na comparação com os rivais que vieram depois.
A renovação do EcoSport já está bem encaminhada. O protótipo está sendo testado nas ruas brasileiras desde o começo de 2020 – e se tudo ocorrer como esperado, o SUV deverá chegar ao mercado no final do ano que vem, já como modelo 2022. Dessa vez, o EcoSport deixa de ser um carro global para se tornar um produto exclusivo da América Latina.
2 – Citroën C3
A atual geração do Citroën C3 começou a ser produzida em Porto Real (RJ) em 2013, modernizando o conceito dos hatches compactos. De lá para cá, o modelo ficou ultrapassado na comparação com os novos Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Kia Rio, e precisa urgentemente de uma renovação.
No final de outubro, a Citroën registrou patentes da nova geração do C3 no Brasil , sinalizando que o modelo está próximo de ser montado no Rio de Janeiro para abastecer toda a América Latina. O motor deverá ser o mesmo 1.6, de 116 cv da geração atual.
3 – Honda City

O Honda City foi lançado no Brasil em 2014, já como modelo 2015, ganhando destaque na categoria dos sedãs compactos. Naquela época, seus principais rivais eram Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, mas com a chegada de rivais mais modernos ao longo dos últimos dois anos, o City ficou muito defasado.
Assim como o Citroën C3, o novo Honda City já aparece nos registros de patentes do Brasil, sinalizando que sua renovação está próxima de acontecer. Com visual de Civic e motor turbo de três cilindros , será o primeiro de uma nova família de veículos da Honda. Se a pandemia for controlada, deverá aparecer nas lojas no final de 2021, já como modelo 2022.
Resta saber qual será a estratégia da Honda durante o lançamento do novo City. Na Tailândia, a marca optou por preservar a antiga geração como sedã de entrada, em um esquema semelhante ao que foi adotado pela Nissan com o Novo Versa por aqui.
4 – Chevrolet Spin

Desde que a Nissan tirou a Livina de linha, a Spin reina sozinha na categoria das minivans compactas. Por este motivo, não há pressa para substituir o modelo que agrada pelo espaço interno e a configuração de sete lugares no Brasil.
A Chevrolet lançou recentemente a minivan Orlando no mercado chinês , feita sob a mesma plataforma GEM de Onix e Tracker. O modelo ainda não foi visto em testes pelo Brasil, e entre todos os modelos listados por nossa reportagem, deverá ser o último a chegar.
5 – VW Gol
Encerramos a nossa lista com uma verdadeira paixão nacional, o Volkswagen Gol . A geração atual foi lançada em 2008, e já passou por duas reestilizações completas para se manter atualizada. Porém, o tempo passou, e a Volkswagen carece de um compacto de entrada mais moderno.
Conforme apurado pelo portal Automotive Business, o investimento para produzir a nova geração do Volkswagen Gol foi postergado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.
O compacto renovado, que era aguardado para o segundo semestre de 2021, deverá chegar ao mercado apenas no começo de 2022 – quando o projeto da atual geração do Gol já estiver com quase 14 anos.


CARROS E MOTOS
Ford Ranger de madeira impressiona pelas funcionalidades


A Ford Ranger Raptor é uma das picapes esportivas mais cobiçadas hoje em dia, mas acabou sendo vendida apenas em alguns países, cuja lista não inclui Brasil, EUA e outros. Mas há quem tenha dado um jeito de ter uma em casa, nem que seja em miniatura, como o artesão que resolver postar um vídeo no You Tube que mostra como ele conseguiu fazer uma réplica perfeita, de madeira.
As imagens da Ford Ranger Raptor de madeira mostram em detalhes como foi todo o processo de fabricação da picape. A habilidade e a técnica são pontos que impressionam, assim como o resultado final, com pontos que vão desde a grade dianteira, até a suspensão funcional (até com pequenas molas) e pneus com ranhuras entre os itens que mais chamam atenção.
Com as ferramentas adequadas, também foram feitas as portas e o capô, com um nível de perfeição raro de se ver. Além da suspensão, a direção também funciona, girando as rodas de um lado para o outro. A tampa da caçamba abaixa, como no modelo em escala real, sustentada por pequenas correntes. Até os estepes não foram esquecidos.
Como é a Ranger Raptor de verdade
A Ford Ranger Raptor de verdade vem com motor 2.0, turbodiesel, sobrealimentado por duas turbinas, preparado pela Ford Performance , que rende 213 cv e brutais 51 kgfm de torque, que funciona com câmbio automático, de 10 marchas.
Entre outras mudanças, as dimensões da Ford Ranger Raptor também são diferentes das demais versões. São 5,40 metros de comprimento (+4 cm), 2,18 de largura (+17cm) e 1,87 m de altura (+6cm) e 28,3 cm de distância do solo (+5,1 cm). Além disso, o sistema de tração também é novo, o que inclui o “Baja Mode”, próprio para direção off-road. Dê uma olhada no vídeo acima.
-
MATO GROSSO6 meses atrás
Hipermercado Extra encerra as atividades em Cuiabá no dia 31
-
ENTRETENIMENTO6 meses atrás
Curso online de ex-BBB vira alvo de reclamações de internautas
-
POLICIAL5 meses atrás
PM lança Operação Ostensividade Total em todo o Estado nesta quinta-feira (19)
-
POLICIAL5 meses atrás
Imagens mostram últimos momentos de Isabele em residência
-
AGRONEGÓCIO5 meses atrás
ESPECIAL/CEPEA: Em meio à pandemia, auxílio emergencial aumenta a renda e reduz a pobreza no Brasil rural
-
CUIABÁ5 meses atrás
Cuiabá libera festas para até 100 pessoas; término deve ser às 23h
-
CUIABÁ5 meses atrás
Emanuel Pinheiro libera aulas presenciais na educação infantil e uso de áreas comuns em condomínios
-
POLICIAL5 meses atrás
Pai de menina que atirou tenta tirar promotor de Justiça do caso