728x90 (1)

CIDADES

Diretoria da ACT/MT reuniu com conselheiros tutelares de 12 município em Porto Alegre do Norte

Publicados

em

Em parceira da Secretária da Assistência Social do município de Porto Alegre do Norte, na pessoa da primeira Dama, Valdirene Nascimento, foi realizado o 8° Encontro e Capacitação para Conselheiros Tutelares e Profissionais da rede de proteção às crianças e adolescentes.

Nos últimos três meses a Associação dos conselheiros Ex. conselheiros tutelares do estado Mato Grosso,vem realizando os polos espalhados pelo estado. Na última terça-feira (23) foi realizado na Câmara dos vereadores do município de Porto Alegre do Norte, 1.200 km da capital.

O evento contou com as participações de 12 municípios da região, mais de setenta participantes entre conselheiros tutelares, CMDCA, assistentes sócias e psicólogas dos municípios de Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Confresa, Luciara, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte, Santa Terezinha, São José do Xingu, Alto do Boa vista, São Felix do Araguaia e Serra Nova Dourada,  representando a Secretária de Assistência Social de Porto Alegre a senhora Eliane Lazzari, haja vista que a mesma está participando de curso na Cuiabá. “É muito e importante esse encontro com as participações dos conselheiros tutelares dos municípios vizinhos, foi bem proveitoso as trocas de experiências e os conteúdos dos palestrantes foram excelente, pena um dia só é muito pouco” ressaltou Eliane

A iniciativa da diretoria da ACT/MT em nome da Primeira Dama e colocou a disposição para que outros eventos dessa natureza possa ser realizado em nosso município principalmente quando trata – se de evento que vê de encontro com o fortalecimento na rede de atendimentos as  crianças e adolescentes.

Leia Também:  ACT/MT marca presença no evento da assistência social de Porto dos Gaúchos

O presidente da câmara o vereadores, Alex Gomes Ferreira, disse que é bom receber uma capacitação no município principalmente quando trata–se de um tema tão importante que fala sobre os direitos e a proteção as crianças e adolescentes, parabenizou o poder executivo através da primeira e Dama e secretária da assistência social valdirene, pela iniciativa de trazer pessoas capacitadas para ministrar uma capacitação aos profissionais e colocou a casa de lei, a disposição para qualquer evento dessa grandeza que for realizado no município.

Já para as conselheiras tutelar, Maria de Jesus, Leidiane ,Loracy e Marayza, do conselho tutelar do município de São José do Xingu, que fica mais de 1.300 km de Cuiabá falou das dificuldades que vem passando por falta de estruturas na sede do conselho, principalmente para fazer um bom trabalho em favor das crianças, umas das coisa que deixa nosso colegiado muito triste é o relacionamentos com a gestão todas as vezes que precisa de fazer o deslocamento para outros municípios. “A vinda para participar dessa capacitação tivemos uma dificuldade para conseguir as diárias, falta mais flexibilidade do gestor principalmente quando tem essas palestra onde iremos trocar experiências ter mais conhecimento em nosso favor, eles colocam muita dificuldade” disse Maria

Outra situação complicado é fazer acolhimentos de crianças e adolescentes, pois tem que serem encaminhados para o município de Porto Alegre do Norte, que fica a uma distancia quase duzentos quilômetros, sem contar com as péssimas condições das estradas, disse que na vinda para Porto Alegre para participar do encontro da capacitação com os conselheiros e profissionais da rede passaram por muita dificuldade, durantes o percurso encontraram vários carros e caminhão atolados na estrada.

Leia Também:  Vereador Eduardo solicita que Conselheiros Tutelares sejam incluídos no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19

Foi de muita valia o encontro, viemos em quatro conselheiras e aproveitamos muito as trocas de experiências entres outros municípios e os temas abortados foram de grande valia para os nossos conhecimentos nos atendimentos do nosso dia a dia” ressaltou, E disse mais “gostaria que um evento dessa grandeza fosse realizado em nessa cidade ”finalizou”.

Para o presidente da associação dos conselheiros e Ex. conselheiros tutelares de Mato Grosso Nelson de Faria, disse da dificuldade de realizar essa capacitação. “Só foi possível realizar esse evento graças a Deus e a parceria da secretaria de assistência social do município de Porto Alegre do Norte, através da equipe da secretária Valdirene Nascimentos que não mediu esforços em contribuir para a realização do evento.

“Em nome diretoria da UNIFCAR ficamos muito grato pela recepção com a nossa equipe, uma viagem longa podermos presenciar as dificuldades vividas pelos conselheiros dessa região precisamente com a distancia entre um município e outros sendo que umas partes das estradas são de chão” disse Nelson.

Da redação: Matheus Augusto

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Prefeito decreta situação de emergência após cidade ficar alagada em temporais

Publicados

em

O prefeito de Paranatinga (378 km ao sul de Cuiabá), Josimar Marques Barbosa, decretou estado de emergência por conta das fortes chuvas registradas na cidade. O decreto 2062/2022 foi publicado no Diário Oficial no dia 10 de janeiro e possibilita o município acesso a mais recursos. Oi

Segundo informado pela prefeitura, as altas precipitações pluviométricas ocorridas ocasionaram inundações bruscas com fortes enxurradas e elevações dos níveis dos córregos e rios da região, que acarretaram danos no trecho da MT-130 que cruza o município de Paranatinga.

Ainda conforme publicado, alagamentos na região rural nas localidades que dão acesso ao assentamento Pontal do Piranha e Gaúcha do Norte, da região do Pacu/Matrinxã Rio Corgão e da região do Rio Piçarrão geraram grandes transtornos.

Moradores da região ficaram isolados devido ao alagamento, além de prejuízos no escoamento de produção agrícola das regiões, pontes e estradas destruídas.

Imagens registradas durante chuva e após a tempestade mostra a cidade totalmente submersa, com imóveis invadidos e sem possibilidade de locomoção.

Segundo divulgado pela prefeitura, a Defesa Civil do Estado atua no município e servidores fazem levantamento dos estragos causados pela chuva e valores para reparos na cidade, além de medidas para minimizar dados em temporais futuros.

Leia Também:  Brasileiro: Grêmio vence Atlético-GO em Porto Alegre

“Desde que acionamos a defesa civil do estado temos tido todo suporte necessário, tem uma equipe no município fazendo um levantamento de campo, indo nos locais afetados e fazendo os relatórios devidos para que possamos buscar junto aos órgãos competentes os recursos para amenizar estes estragos causados pelas chuvas”, afirmou o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA