728x90 (1)

CUIABÁ

Cuiabá libera festas para até 100 pessoas; término deve ser às 23h

Decreto deve ser publicado na segunda-feira (24); eventos corporativos poderão receber até 200

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que irá editar, na próxima segunda-feira (24), um decreto autorizando a retomada do setor de eventos em Cuiabá. Este tipo de aglomeração estava proibida de ocorrer desde o fim de março, quando a pandemia do coronavírus chegou à Capital.

A publicação, no entanto, tratará algumas limitações como até 100 pessoas nos eventos sociais (festas de aniversário, casamento, confraternizações) e a 200 para os eventos corporativos e técnico-científicos.

Os eventos terão que seguir todas as medidas de biossegurança previstas pelas autoridades sanitárias, além de se adequar ao horário do toque de recolher, que tem início às 23 horas.

A decisão foi tomada pelo prefeito após reunião por videoconferência com empresários do setor, na tarde desta quinta-feira (20).

Na ocasião, Pinheiro afirmou que, mesmo durante a pandemia, criou a Secretaria do Turismo, que tem como missão planejar e organizar o que chamou de “Agenda 21”, um plano plurianual, desenvolvido junto com a iniciativa privada, para a implantação da “mais ousada política do turismo para a nossa cidade”, afirmou.

Leia Também:  Homem enciumado agride e ameaça matar a própria esposa em Cuiabá

O emedebista também destacou sua preocupação com os setores do Turismo e da Educação, que foram os primeiros a entrar na quarentena e os últimos a sair, mas reforçou que todas as suas decisões têm como prioridade proteger a saúde e a vida das pessoas.

“Vocês não imaginam o peso de uma caneta na mão num momento pandêmico, que atinge toda a humanidade. Mas a prioridade é proteger a saúde e a vida das pessoas, equilibrar o drama sanitários com o drama econômico e tentar superar tudo isso da melhor forma possível e sair maior do que entramos, apesar das perdas e das dores muito grandes”, salientou.

Fonte: Mídia News

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano

Publicados

em

A terceira edição do Sarau Cuiabano aconteceu nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Cuiabá, O evento fez alusão ao Dia do Escritor, ao Dia do Artista e marcou a posse dos novos membros da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS), que também foram homenageados com Moção de Aplausos.

O evento foi conduzido pelo presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), no Plenário das Deliberações. “Eventos como esse fortalecem a cultura cuiabana e inspiram outras pessoas a continuarem lutando por nossas raízes. Me sinto honrado por entregar essas moções que tem o intuito de valorizar e incentivar essas pessoas que tanto fazem por nossa cultura”, disse.

“A ACILBRAS se propõe não só a estimular, mas também a apoiar toda a produção cultural e difundi-la localmente e externamente. Parabéns a cada um de vocês que foram empossados, vocês passam a assumir a expressão de uma coletividade que é a nossa ACILBRAS”, disse a superintendente da ACILBRAS em Mato Grosso, Jacy Proença.

Em sua fala o diretor artístico da Academia de Artes Bemtivi, Jeferson Bertoloti, fez referência a história do Museu de Arte e Cultura Popular de Universidade Federal da Mato Grosso (UFMT) e a importância da cultura para a sociedade.

Leia Também:  Cuiabá enfrenta Juventude na primeira rodada do Brasileirão; veja tabela

“O Museu foi criado em Cuiabá em janeiro de 1974 como parte da estrutura da UFMT que tem a missão de preservar, pesquisar e comunicar as artes plásticas mato-grossenses, bem como as manifestações da cultura popular e projeções destas expressões na região Centro Oeste em âmbito nacional. Quando se tira a arte do nosso caminho apaga-se a nossa história, então temos que tomar muito cuidado quando formos criticar algo da arte, tirar a arte é tirar quem somos do mapa”, comentou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, aproveitou a oportunidade para comentar sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura que será lançado, em breve, na capital.

“O Plano Municipal de Cultura é um anseio da classe cultural do nosso município, é um sonho e em dentro de 6 meses nós se Deus quiser estaremos entregando o Plano Municipal de Cultura para os munícipes que vivem em Cuiabá. E nesta tarde parabenizo todos os que foram empossados, a ACILBRAS tem relevantes serviços prestados à cultura e as suas mais diversas manifestações, em Cuiabá através do trabalho espetacular da professora Jacy Proença que tem feito história”, disse.

Leia Também:  Fluminense recebe o Cuiabá em Maracanã lotado

Durante o evento, a professora Josi Crispim fez uma apresentação musical com um dos símbolos da cultura cuiabana- a viola de cocho. Também participou da solenidade a cantora e compositora Helleny Nobre e de forma online o presidente nacional da ACILBRAS, comendador maestro Armando Caraaura.

Da Redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA