GERAL
MORADORES DE ITIQUIRA APRENDEM A OPERAR PÁ CARREGADEIRA

O Sindicato Rural de Itiquira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e obras do município, realizaram o curso de Operação e Manutenção Básica de Pá Carregadeira de 07 a 11 de fevereiro.
Ao todo foram 14 alunos participantes, com a carga horária de 40 horas, sendo o curso ministrado pelo instrutor do Senar-MT, Cléber Muniz.
Durante as 40 horas/aula, divididas entre manhã e tarde, de forma teórica/prática, os alunos aprenderam sobre normas regulamentadoras da atividade, acidentes com pá carregadeira, tipos de riscos no ambiente de trabalho, legislação de trânsito e histórico da pá carregadeira.
De acordo com o mobilizador do Sindicato Rural, Elvis Pedroso, “essa parceria entre o Senar-MT, Prefeitura e Sindicato Rural, é muito importante para ofertarmos aos nossos trabalhadores uma qualificação adequada para inseri- los no mercado de trabalho”.
Da Redação


GERAL
Aprenda as receitas de melado e rapadura de cana-de-açúcar
Quem ensina o passo a passo é o agricultor Onildo Machado, de Rio Verde. Veja o passo a passo dos dois doces.

As duas receitas do Jornal do Campo deste domingo (3) são doces feitos a partir do caldo de cana-de-açúcar conhecidos como rapadura e melado. Ele é levado ao fogo em um tacho e quando pronto tem um formato parecido com o de uma vela derretida.
Quem ensina o passo a passo é o agricultor aposentado Onildo Machado, que faz os doces desde quando era criança em Rio Verde, sudoeste de Goiás.
Ingrediente
- Caldo de cana-de-açúcar
Passo a passo para o melado
O primeiro passo é moer a cana até obter o caldo, também conhecido como garapa. Ao ser retirado da cana, o caldo vai direto para o tacho. O processo pode levar até 2 horas no fogão à lenha até o caldo começar a engrossar, quando as impurezas que ficam sobre a calda são retiradas com uma concha.
Logo após a retirada da impureza do caldo, é necessário mexer até chegar na consistência de vela, o que indica que está no ponto ideal.
Assim que obter o ponto correto, coloque o líquido grosso nos potinhos de sua preferência e espere esfriar para poder comer.
Passo a passo para a rapadura
Siga todos os passos da receita anterior até o momento do ponto ideal do caldo, porém, após atingir esta consistência, leve-o para o gamelão.
Coloque o líquido grosso no gamelão para poder continuar mexendo até parar de “granar” e atingir o ponto correto da rapadura (veja no vídeo).
Assim que obter o ponto correto, coloque o líquido grosso nas formas de sua preferência e espere endurecer por aproximadamente 30 minutos para poder comer.
LEIA TAMBÉM
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
-
MATO GROSSO2 anos atrás
Hipermercado Extra encerra as atividades em Cuiabá no dia 31
-
POLICIAL2 anos atrás
Imagens mostram últimos momentos de Isabele em residência
-
CUIABÁ2 anos atrás
Cuiabá libera festas para até 100 pessoas; término deve ser às 23h
-
CUIABÁ2 anos atrás
Emanuel Pinheiro libera aulas presenciais na educação infantil e uso de áreas comuns em condomínios
-
POLICIAL2 anos atrás
Veja vídeo – Adolescente que atirou em amiga é praticante de tiro esportivo
-
POLICIAL2 anos atrás
Adolescente que matou Isabele é internada no Complexo Pomeri
-
POLICIAL2 anos atrás
Pai de menina que atirou tenta tirar promotor de Justiça do caso
-
POLÍTICA MT2 anos atrás
Com trio elétrico e mar de gente, Emanuel Pinheiro comemora reeleição no Choppão
