JURÍDICO
Live do Google e TSE discute lendas eleitorais nesta quarta-feira (4)

O Google promove, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma rodada de conversas ao vivo no YouTube com especialistas em eleições e outros temas importantes relacionados ao pleito. Com mediação do Instituto Palavra Aberta, as lives serão transmitidas nos canais do Google Brasil e também do tribunal.
O objetivo é ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em torno de assuntos essenciais para a segurança e a realização do processo eleitoral de 2020, como o combate à desinformação e os cuidados sanitários que estão sendo definidos pela Justiça Eleitoral para o dia da votação.
Na quarta-feira (4), a assessora especial da Presidência do TSE, doutora em Direito Político, professora e pesquisadora, Roberta Maia Gresta, e o secretário de Tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Janino, conversam sobre os mitos mais frequentes sobre eleições, e desmistificam lendas e boatos, sobre o processo eleitoral, a segurança da urna eletrônica, entre outros temas.
Por fim, pouco antes do primeiro turno das eleições municipais, no dia 9 de novembro, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, vai conversar com o médico Roberto Kalil Filho, cardiologista e presidente do InCor, sobre recomendações e cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio com o novo coronavírus no dia da eleição. Kalil tem ajudado o TSE, na campanha publicitária, a divulgar os protocolos sanitários que guiarão os eleitores durante o processo de votação neste ano.
A primeira live da série, no último dia 30 de outubro, falou sobre a importância da checagem de fatos e informações na luta contra fake news e o trabalho de agências de checagem, veículos de jornalismo e de todo o ecossistema para averiguar conteúdo enganoso sobre o pleito. Os debatedores foram Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa, e Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral.
Todas as lives terão a mediação da presidente-executiva do Palavra Aberta, Patrícia Blanco.
Confira a agenda completa:
04/11, 18h30
Desmistificando lendas eleitorais
Onde: canais do TSE e Google Brasil no YouTube
Convidados: Roberta Maia Gresta (Assessora especial – TSE) e Giuseppe Janino (Secretário de Tecnologia da Informação – TSE)
09/11,18h30
Como votar de maneira segura: protocolos sanitários e outras dicas
Onde: canais do TSE e Google Brasil no YouTube
Convidados: Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente do TSE) e Roberto Kalil Filho (InCor//USP)


JURÍDICO
Nota de repúdio – caso Mariana Ferrer

A Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB Nacional manifesta seu repúdio aos fatos ocorridos no julgamento de Mariana Ferrer, que vieram a público pela exposição de gravação de parte da audiência.
É inadmissível o tratamento recebido pela vítima durante a sessão. É indispensável que seja apurada a ação ou omissão de todos os agentes envolvidos, já que as cenas estarrecedoras divulgadas mostram um processo de humilhação e culpabilização da vítima, sem que qualquer medida seja tomada para garantir o direito, a dignidade e o acolhimento que lhe são devidos pela Justiça.
Infelizmente, o caso de Mariana não é fato isolado em julgamentos de crimes sexuais, e mostra a distância que ainda existe entre os direitos das mulheres no papel e na prática. Os números mostram que 75% das vítimas de crimes sexuais em nosso país não denunciam. E, por mais que sejam feitas campanhas estimulando que as mulheres denunciem, esse número não mudará enquanto o sistema de justiça brasileiro não mudar estruturalmente como atua no julgamento dos crimes sexuais.
A violência de gênero não pode ser usada como estratégia de defesa, o Ministério Público e a Magistratura não podem praticar violência de gênero no curso do processo, nem quedar omissos diante dela.
A injustiça cometida contra Mariana Ferrer também é contra todas as mulheres do Brasil. Não podemos aceitar esse tipo de postura que criminaliza a vítima. O exercício profissional da advocacia na defesa dos direitos dos cidadãos deve estar sempre pautado na ética e na dignidade da pessoa humana.
Expressamos nossa solidariedade com Mariana Ferrer e esperamos que providências sejam tomadas em todas as esferas competentes para que se opere a efetiva justiça.
Comissão Nacional da Mulher Advogada
-
MATO GROSSO9 meses atrás
Hipermercado Extra encerra as atividades em Cuiabá no dia 31
-
ENTRETENIMENTO9 meses atrás
Curso online de ex-BBB vira alvo de reclamações de internautas
-
POLICIAL8 meses atrás
PM lança Operação Ostensividade Total em todo o Estado nesta quinta-feira (19)
-
POLICIAL7 meses atrás
Imagens mostram últimos momentos de Isabele em residência
-
AGRONEGÓCIO8 meses atrás
ESPECIAL/CEPEA: Em meio à pandemia, auxílio emergencial aumenta a renda e reduz a pobreza no Brasil rural
-
CUIABÁ8 meses atrás
Cuiabá libera festas para até 100 pessoas; término deve ser às 23h
-
CUIABÁ8 meses atrás
Emanuel Pinheiro libera aulas presenciais na educação infantil e uso de áreas comuns em condomínios
-
POLICIAL8 meses atrás
Pai de menina que atirou tenta tirar promotor de Justiça do caso