728x90 (1)

MATO GROSSO

Mendes “sugere” que foragidos do Novo Cangaço sejam capturados por onças

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que está orgulhoso com atuação dos policiais militares e civis na caçada aos bandidos que roubaram duas agências bancárias na cidade de Novas Bandeirantes (1.200 km de Cuiabá), na modalidade Novo Cangaço

Publicados

em

Mayke Toscano/Secon-MT

Durante encontro do MDB, na segunda-feira (19), na cidade de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), Mendes detalhou que os dois criminosos que ainda estão foragidos deveriam ser capturados por onças.

“Estou muito orgulhoso (com os policiais do Bope de Nova Bandeirantes). Alguns de vocês têm acompanhado que a polícia está lá, está lá o Bope em cima (dos criminosos). De 14, têm nove mortos e cinco presos até agora. Acho que está faltando dois apenas que devem estar perdidos lá (na mata). Quem sabe as onças não dão um jeito neles lá”, brincou o governador.

Ação criminosa

Depois de um mês e 14 dias da ação criminosa, policiais do Batalhão de Operações Especializada (Bope), da Força Tática e do policiamento ordinário continuam na região para tentar pegar os ladrões da modalidade Novo Cangaço.

Conforme os policiais do Bope, os últimos dois criminosos continuam escondidos na mata próximo ao distrito de Japuranã, em Nova Bandeirantes.

Leia Também:  Secretário de Saúde vistoria obras de ampliação do Hospital Regional de Cáceres

Desde o dia do roubo, nove integrantes do Novo Cangaço foram mortos em confrontos. São eles: Ronaldo Rodrigues de Souza, de 41 anos, e Samuel Santos Silva, de 24 anos, Cristiano de Jesus Nunes, Waldeir Porto Costa, de 25 anos, Romário de Oliveira Batista, de 35 anos, Maciel Gomes de Oliveira, de 37 anos, e Luiz Miguel Melek, de 40 anos. Diego de Almeida Costa, de 30 anos e Adailton Santos da Silva, de 40 anos.

Além dos mortos, cinco homens foram presos. Salvador Santos Portela, de 51 anos, foi preso no dia 9 de julho próximo a uma lanchonete. Com ele, foi apreendido pouco mais de R$ 50, 4 mil. Salvador teve a prisão em flagrante convertida em preventiva na audiência de custódia de sábado (10).

Já Valdecir de Salles Barboza foi preso no último dia 26 de junho em Nova Monte Verde, a 54 km de Nova Bandeirantes, durante as incursões dos agentes do Bope na mata. No mesmo dia, Franklis Souza de Jesus, de 26 anos, foi preso em uma fazenda de Nova Bandeirantes com R$ 134 mil. Ambos tiveram a conversão da prisão em flagrante em preventiva pela juíza Janaina Rebucci Dezanetti.

Leia Também:  Cultivo de grão-de-bico é testado no sistema orgânico por agricultores familiares

Ednicio Pereira Cavalcante, de 28 anos, e Josias Silveira, 45 anos, foram presos no dia 23 de junho pelos agentes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) enquanto tentavam negociar a compra de um veículo para tentar fugir do município.

Entretanto no dia 25 de junho, Justiça de Mato Grosso decidiu pela soltura de Josias. Já Ednicio teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Assistência social de Salto do Céu realiza capacitação para conselheiros tutelar

Publicados

em

A secretaria de assistência social do município de Salto do céu – MT, em parceria com Associação de conselheiros e Ex-conselheiros tutelares do estado de Mato Grosso (ACT/MT), realizaram no ultimo dia 29/07 um encontro onde temas abordados foram o uso do ECA (estatuto da crianças e adolescentes), abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pela proteção e os direitos violados. O evento contou com presença do chefe do poder executivo municipal, Malto Teixeira Espindola e da primeira dama e secretaria da assistência social a Senhora Euci Alves da Silva Espindola

Na abertura do encontro o prefeito disse que ficou muito satisfeito de poder receber os membros da ACT/MT, como também os conselheiros tutelares e as assistências dos municípios vizinhos, pois é muito importante essa relação de amizade e troca de experiências e conhecimentos, afirmou também que esta à 18 meses a frente do município e vem desenvolvendo o que vem de encontro com os anseios do munícipes.

Prefeito Malto Teixeira Espíndola.

Dentre elas destacou uma ação apos ter assumido como prefeito, haja visto que no município existia um problema gravíssimo com acúmulo de com lixo que chegava até 12 toneladas por mês, mas com de orientação a comunidade e uma voltado com meio ambiente essa quantidade foi reduzido em pouco menos de 4 toneladas pois os projetos de reciclagem está muito bem e vem buscando varias idéias para melhorar cada vez mais e fazer com que a população tem um ambiente melhor para se viver, tanto na area de saúde, educação, obras e pricipalmente na area social.

Leia Também:  Inscrições para o 3º ciclo do CGE ORIENTA terminam nesta segunda-feira

A secretária da assistência social Euci Alves por sua vez disse que em relação o encontro achou muito proveitoso pois mesmo vivendo um momento de pandemia devido o Covid-19, foi muito bom poder compartilhar com a diretoria da Associação dos conselheiros tutelares de MT, conselheiras tutelares, secretarias de assistências sociais e psicólogas dos municípios que participaram, onde juntos conhecemos a realidade de cada colegiado e vivenciamos os relatos dos problemas vivido por cada município na área dos atendimento as crianças e adolescentes que estiveram participando da programação, disse ainda que os municípios precisa dessas capacitações para melhoria e conhecimentos não só para os conselheiros tutelares como também para os profissionais da assistência, enfatizou que o prefeito tem feito um esforço para parceria em todas as áreas da administração mais principalmente na área da assistência no município para que em um tempo bem curto tenha uma melhor atendimento da região.

Euci Alves da Silva Espíndola
Secretária da Assistência social

Em entrevista a reportagem do site Esporte na Rede MT a Ex-conselheira tutelar e atualmente ocupa o cargo de secretária de assistência social do município de Reserva do Cabaçal, Michele Garcia de Freitas, relatou que é fundamental cada vez mais investir em formações iniciais e continuadas para contar com uma atuação qualificada do conselheiro e conselheira Tutelar.

Leia Também:  Seciteci mobiliza equipes de ensino para o Plano Pedagógico Estratégico

“A Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, trouxe para todos nós uma interação com troca de experiências particulares dedicada ao Conselho, onde despertou ainda mais o desejo de aprender para desempenhar muito bem as nossas atribuições. Posso dizer que foi de muito aproveitoso e já estamos na expectativa de mais capacitações”

Para o presidenta da ACT/MT Associação dos conselheiros e Ex-conselheiros tutelares de MT, Nelson de Faria, a importância da parceria da prefeitura do município de Salto do Céu em realizar o evento, afirmou ainda que essas reunião estão sendo possível ocorrer devido as parcerias que esta sendo feito junto as secretaria das assistências sócias dos municípios e parabenizou o esforço dedicado de cada um ali esteve presente.

Da redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA