728x90 (1)

MATO GROSSO

Professora homenageia o Estado do Mato Grosso através de um poema

Publicados

em

Eu sou a Professora Janete Soares de Araújo nascida na cidade de Diamantino MT, próxima minha cidade Alto Paraguai-MT. Sou filha de Erli e Narcisa, sou casada há 26 anos e tenho 3 lindas filhas que considero presentes que Deus me concedeu.

Trabalho há 28 anos na Rede Municipal, e gosto muito da profissão que exerço. Por amar tanto o meu Estado é que resolvi procurar homenageá-lo por que acredito que é uma data inesquecível que não podemos jamais esquece-lo. Vivemos num estado de culturas fenomenais e que não podemos deixar morrer nunca.

A nossa cultura precisa ser valorizada porque a cultura é a identidade de um povo e por isso é necessário que mantenham sempre vivas e autênticas. Portanto, mesmo estando no período de pandemia, não poderíamos deixar essa data passar sem festejá-la. E por isso eu digo a todos os Mato-grossenses: VIVA O NOSSO ESTADO TÃO AMADO!

Poema

Mato Grosso

Descrever Mato Grosso

Para nós é uma grande emoção

És um Estado gigante

Orgulho de toda nação

 

Leia Também:  Organizações buscam solução para abrigo de pessoas em situação de rua na pandemia

Suas belezas são tantas,

E encanta seus filhos

Jamais esquecemos suas riquezas e seu brilho.

 

As belezas naturais, não dá para esquecer jamais

Cachoeiras, rios fenomenais

Que vale a pena conhecer

Há inúmeras espécies de animais

Tuiuiú, garça, tucanos, araras,

Tatu e outros mais

Sempre vivendo felizes

Em seu habitat natural

Suas lendas e danças

Músicas que encantam

Festas nunca vai faltar

 

São tantas festas e danças

Siriri, Cururu, Rasqueado, Lambadão e outras mais.

Que alegram tanta gente

Com essas danças sensacionais

Artesanato e culinária são fenomenais

 

Meu Mato Grosso Amado

De belezas e encanto mil

E está localizado no Centro Oeste do Brasil

Contém as mais belas riquezas da

Natureza de encanto mil

 

Cerrado, Amazônia e Pantanal

O teu hino descreve

Sempre a tua beleza

E ao ouvi-lo o eu povo

 

Se encanta com certeza.

O teu povo muito alegre

Vive sempre a festejar

Buscando um mundo melhor

Que possamos caminhar

 

Nas grandes festas

Muitos Santos são homenageados

São Sebastião

São João

São Benedito

São Pedro e Santo Antônio

Apesar dos momentos difíceis que estamos passando, de muitos obstáculos, muitas perdas, nós da Escola Municipal Pedro Duarte de Miranda Lima, não nos abatemos e procuramos superar todas essas dificuldades a cada dia, e não poderiamos esquecer desta data tão significante para todos os mato-grossenses, que é o aniversário deste estado tão especial e amado. Já que não podemos comemorar o aniversário de Mato Grosso diretamente, pelo menos indiretamente através de poemas, textos ou até mesmo desenhos elaborados pelos alunos, demonstrando o seu sentimento pelo estado em que moramos.

Leia Também:  Após o câncer de mama, a solidariedade

É dessa forma que nós conduzimos os nossos trabalhos para darmos continuidade ao projeto que costumamos trabalhar todos os anos na nossa escola, por que acreditamos que a nossa cultura precisa ser preservada e valorizada.

Acreditamos que a cultura é a identidade de um povo, e se perdemos essa identidade, perdemos a essência e a força desse povo.

Por: Janete Soares

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Assistência social de Salto do Céu realiza capacitação para conselheiros tutelar

Publicados

em

A secretaria de assistência social do município de Salto do céu – MT, em parceria com Associação de conselheiros e Ex-conselheiros tutelares do estado de Mato Grosso (ACT/MT), realizaram no ultimo dia 29/07 um encontro onde temas abordados foram o uso do ECA (estatuto da crianças e adolescentes), abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pela proteção e os direitos violados. O evento contou com presença do chefe do poder executivo municipal, Malto Teixeira Espindola e da primeira dama e secretaria da assistência social a Senhora Euci Alves da Silva Espindola

Na abertura do encontro o prefeito disse que ficou muito satisfeito de poder receber os membros da ACT/MT, como também os conselheiros tutelares e as assistências dos municípios vizinhos, pois é muito importante essa relação de amizade e troca de experiências e conhecimentos, afirmou também que esta à 18 meses a frente do município e vem desenvolvendo o que vem de encontro com os anseios do munícipes.

Prefeito Malto Teixeira Espíndola.

Dentre elas destacou uma ação apos ter assumido como prefeito, haja visto que no município existia um problema gravíssimo com acúmulo de com lixo que chegava até 12 toneladas por mês, mas com de orientação a comunidade e uma voltado com meio ambiente essa quantidade foi reduzido em pouco menos de 4 toneladas pois os projetos de reciclagem está muito bem e vem buscando varias idéias para melhorar cada vez mais e fazer com que a população tem um ambiente melhor para se viver, tanto na area de saúde, educação, obras e pricipalmente na area social.

Leia Também:  Confira o resultado final do Programa Centelha em MT

A secretária da assistência social Euci Alves por sua vez disse que em relação o encontro achou muito proveitoso pois mesmo vivendo um momento de pandemia devido o Covid-19, foi muito bom poder compartilhar com a diretoria da Associação dos conselheiros tutelares de MT, conselheiras tutelares, secretarias de assistências sociais e psicólogas dos municípios que participaram, onde juntos conhecemos a realidade de cada colegiado e vivenciamos os relatos dos problemas vivido por cada município na área dos atendimento as crianças e adolescentes que estiveram participando da programação, disse ainda que os municípios precisa dessas capacitações para melhoria e conhecimentos não só para os conselheiros tutelares como também para os profissionais da assistência, enfatizou que o prefeito tem feito um esforço para parceria em todas as áreas da administração mais principalmente na área da assistência no município para que em um tempo bem curto tenha uma melhor atendimento da região.

Euci Alves da Silva Espíndola
Secretária da Assistência social

Em entrevista a reportagem do site Esporte na Rede MT a Ex-conselheira tutelar e atualmente ocupa o cargo de secretária de assistência social do município de Reserva do Cabaçal, Michele Garcia de Freitas, relatou que é fundamental cada vez mais investir em formações iniciais e continuadas para contar com uma atuação qualificada do conselheiro e conselheira Tutelar.

Leia Também:  STF assegura direito a guardadores do sábado

“A Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, trouxe para todos nós uma interação com troca de experiências particulares dedicada ao Conselho, onde despertou ainda mais o desejo de aprender para desempenhar muito bem as nossas atribuições. Posso dizer que foi de muito aproveitoso e já estamos na expectativa de mais capacitações”

Para o presidenta da ACT/MT Associação dos conselheiros e Ex-conselheiros tutelares de MT, Nelson de Faria, a importância da parceria da prefeitura do município de Salto do Céu em realizar o evento, afirmou ainda que essas reunião estão sendo possível ocorrer devido as parcerias que esta sendo feito junto as secretaria das assistências sócias dos municípios e parabenizou o esforço dedicado de cada um ali esteve presente.

Da redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA