728x90 (1)

MATO GROSSO

Professora homenageia o Estado do Mato Grosso através de um poema

Publicados

em

Eu sou a Professora Janete Soares de Araújo nascida na cidade de Diamantino MT, próxima minha cidade Alto Paraguai-MT. Sou filha de Erli e Narcisa, sou casada há 26 anos e tenho 3 lindas filhas que considero presentes que Deus me concedeu.

Trabalho há 28 anos na Rede Municipal, e gosto muito da profissão que exerço. Por amar tanto o meu Estado é que resolvi procurar homenageá-lo por que acredito que é uma data inesquecível que não podemos jamais esquece-lo. Vivemos num estado de culturas fenomenais e que não podemos deixar morrer nunca.

A nossa cultura precisa ser valorizada porque a cultura é a identidade de um povo e por isso é necessário que mantenham sempre vivas e autênticas. Portanto, mesmo estando no período de pandemia, não poderíamos deixar essa data passar sem festejá-la. E por isso eu digo a todos os Mato-grossenses: VIVA O NOSSO ESTADO TÃO AMADO!

Poema

Mato Grosso

Descrever Mato Grosso

Para nós é uma grande emoção

És um Estado gigante

Orgulho de toda nação

 

Leia Também:  Na pista da vida, 2021 pode ser a balada da esperança

Suas belezas são tantas,

E encanta seus filhos

Jamais esquecemos suas riquezas e seu brilho.

 

As belezas naturais, não dá para esquecer jamais

Cachoeiras, rios fenomenais

Que vale a pena conhecer

Há inúmeras espécies de animais

Tuiuiú, garça, tucanos, araras,

Tatu e outros mais

Sempre vivendo felizes

Em seu habitat natural

Suas lendas e danças

Músicas que encantam

Festas nunca vai faltar

 

São tantas festas e danças

Siriri, Cururu, Rasqueado, Lambadão e outras mais.

Que alegram tanta gente

Com essas danças sensacionais

Artesanato e culinária são fenomenais

 

Meu Mato Grosso Amado

De belezas e encanto mil

E está localizado no Centro Oeste do Brasil

Contém as mais belas riquezas da

Natureza de encanto mil

 

Cerrado, Amazônia e Pantanal

O teu hino descreve

Sempre a tua beleza

E ao ouvi-lo o eu povo

 

Se encanta com certeza.

O teu povo muito alegre

Vive sempre a festejar

Buscando um mundo melhor

Que possamos caminhar

 

Nas grandes festas

Muitos Santos são homenageados

São Sebastião

São João

São Benedito

São Pedro e Santo Antônio

Apesar dos momentos difíceis que estamos passando, de muitos obstáculos, muitas perdas, nós da Escola Municipal Pedro Duarte de Miranda Lima, não nos abatemos e procuramos superar todas essas dificuldades a cada dia, e não poderiamos esquecer desta data tão significante para todos os mato-grossenses, que é o aniversário deste estado tão especial e amado. Já que não podemos comemorar o aniversário de Mato Grosso diretamente, pelo menos indiretamente através de poemas, textos ou até mesmo desenhos elaborados pelos alunos, demonstrando o seu sentimento pelo estado em que moramos.

Leia Também:  Personal e mais 2 pessoas morrem em grave acidente MT-358; 2 ficam feridas

É dessa forma que nós conduzimos os nossos trabalhos para darmos continuidade ao projeto que costumamos trabalhar todos os anos na nossa escola, por que acreditamos que a nossa cultura precisa ser preservada e valorizada.

Acreditamos que a cultura é a identidade de um povo, e se perdemos essa identidade, perdemos a essência e a força desse povo.

Por: Janete Soares

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso promove primeira mulher ao posto de coronel

Publicados

em

A força feminina chegou ao posto mais elevado do militarismo no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) com a promoção da primeira mulher à patente de coronel. A militar Luciana Bragança Brandão da Silva, 40 anos, da Regional Bombeiro Militar – V, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), foi promovida na cerimônia de comemoração ao Dia do Patrono, realizada na última quinta-feira (02.12), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

“É uma alegria, uma honra, ser agraciada pelo governador Mauro Mendes, no posto de coronel. Neste momento, meu sentimento é de reconhecimento por todo trabalho ao longo desses quase 21 anos de dedicação no intenso trabalho na corporação. Além disso, a felicidade redobra ao ser a primeira mulher, coronel bombeiro militar do Estado de Mato Grosso”, declarou a primeira coronel do CBMMT.

Com a promoção, ela passa a integrar o primeiro escalão, equipe com outros 14 coronéis, liderada pelo comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges Ferreira, com mesmo nível de força na participação, tomada de decisão e construção do modelo de ação da corporação dos bombeiros em nível estadual.

“Essa promoção é exclusivamente por mérito, são oficiais de excelente qualidade, na missão de comando, por isso está ocupando espaço.  Eu tenho certeza que futuramente teremos outras mulheres coronéis no Corpo de Bombeiros”, enalteceu o comandante-geral.

A nova coronel concorreu com outros cinco militares, 4 homens e 1 mulher, que almejavam as duas únicas vagas à patente mais alta da corporação, sendo ela aprovada na acirrada seleção.

Leia Também:  Autistas também praticam esportes

A chegada ao posto é resultado de total dedicação às diversas missões técnicas e administrativas, desempenhada ao longo de 20 anos de trabalho na carreira militar. Além do longo processo de diversos estudos técnicos, teórico e prático, conforme detalhado em seu currículo de três páginas, requisito indispensável para justificar a ascensão na carreira.

A coronel Luciana possui graduação de Gestão em Segurança Pública e Privada, com três especializações dentro da mesma área, uma com foco na Gestão Estratégica. Além disso, um grande leque de formação em mais de 10 cursos de especialização na área militar.

Em 2018, ela também foi responsável pelo comando do 1º Batalhão do CBM, o maior e mais antigo do Estado. Sob seu comando estiveram 183 profissionais, para atuação nos municípios de Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Chapada dos Guimarães.

O excelente trabalho foi reconhecido com diversas homenagens recebidas ao longo das carreiras, com o recebimento de 10 medalhas de reconhecimento ao mérito e dois títulos; Mulher do Ano e Cidadão Mato-grossesnse, e também Varzeagrandense, em 2021.

No posto de Comandante da Regional da Fronteira Oeste do Estado (de Cáceres a Rondolândia), ela atuou na gestão das ações no combate aos incêndios florestais, principalmente no Pantanal de Cáceres.

A nova coronel foi prestigiada pelo noivo, filha, cunhada e sobrinho presentes na cerimônia, além dos demais membros da corporação e demais autoridades civis que aplaudiram sua conquista da primeira mulher ao posto mais elevado da corporação.

Leia Também:  Pandemia e o comportamento das crianças

inda na mesma solenidade, Dia do Patrono, outras 11 mulheres militares dos bombeiros foram promovidas; uma coronel, uma 1º Tenente, duas sub-tenentes, três a 2º Sargento e quatro a 3º Sargento.

Breve história das mulheres no CBMMT

O ingresso da mulher no quadro do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso teve início no ano de 2001, a partir do primeiro Curso de Formação de Oficiais com vagas para o gênero. Desde então, o número de mulheres vem crescendo dentro da corporação.

Atualmente, o CBMMT possui em seu quadro 1.331 militares, sendo 88 mulheres. Duas delas ocupam posto liderança. Uma comandante mulher na Unidade do Batalhão de Emergências Ambientais (BEAMT), em Cuiabá. Outra mulher no posto de comando é a coronel Luciana Bragança Brandão da Silva, que comanda a Unidade Regional do CBMMT no munícipio de Cáceres.

A cerimônia alusiva ao Dia do Patrono é realizada anualmente pela corporação para homenagear Dom Pedro II, nascido em 02 de dezembro de 1825, regente do Brasil e criador da primeira instituição de combate a incêndios do país.

A solenidade é o maior evento da corporação, marcada por conceder promoções nesta data, sendo que neste ano, outorga de outros 117 membros da corporação foram. Também houve a entrega de uma de uma frota de 17 viaturas – 5 unidades de resgates e 12 caminhões auto tanque, que foram compradas com recurso de R$ 10 milhões do Programa Mais MT.

Fonte: Secom-MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA