728x90 (1)

TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem o menor chip do mundo que pode ser injetado no corpo com agulha

O novo dispositivo é tão minúsculo que é comparado a um grão de sal e, no futuro, poderá ser usado para monitorar processos corporais por meio de ultrassom

Publicados

em

Engenheiros da Universidade de Columbia (EUA) desenvolveram o menor chip sem fio do mundo com finalidades médicas, um dispositivo do tamanho de um minúsculo grão de sal, que poderia no futuro ser introduzido no corpo humano com uma agulha hipodérmica para monitorar condições clínicas.

“Queríamos ver até onde poderíamos empurrar os limites para construir o menor chip funcional possível. É uma ideia nova de chip como sistema: um chip que, por si só, é um sistema eletrônico em pleno funcionamento”, disse o líder do estudo, Ken Shepard.

O novo chip ocupa um volume total inferior a 0,1 mm³. Como mostra a imagem abaixo, seu volume é tão pequeno que pode ser injetado facilmente com uma agulha. A equipe usou ultrassom para carregar dados e se comunicar com o dispositivo sem usar fios.

Os pesquisadores fizeram uma “antena” que é instalada diretamente no topo do chip, onde são capazes de carregar dados e até se comunicarem com ele. Tanto o carregamento quanto a comunicação ocorrem por meio de ultrassom.

Leia Também:  Condomínios digitais: plataformas veem números crescerem durante pandemia

“Isso é revolucionário para o desenvolvimento de dispositivos médicos implantáveis sem fio miniaturizado que podem detectar coisas diferentes, ser usados em aplicações clínicas e, em última análise, ser aprovados para uso humano”, afirmou o pesquisador Shepard.

O objetivo dos pesquisadores é desenvolver chips que possam ser injetados no corpo com uma agulha hipodérmica (que consegue alcançar os músculos) e, uma vez dentro do corpo, se comuniquem com o exterior por meio de ultrassom, fornecendo os dados que coleta localmente.

Os dispositivos atuais que foram criados medem a temperatura corporal, mas existem muitas outras possibilidades nas quais a equipe está trabalhando. O estudo foi publicado na revista Science Advances.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TECNOLOGIA

Among Us recebe atualização com voto anônimo

Publicados

em

Por


source

Tecnoblog

undefined
Felipe Vinha

Among Us recebe atualização com voto anônimo

Among Us foi atualizado no PC (Windows), iOS e Android e ganhou novidades para configurar partidas. A aguardada função de voto anônimo é uma das principais adições e já pode ser usado por todos os jogadores.


Com o voto anônimo é possível votar na hora da reunião para decidir quem ejetar da nave, mas sem revelar quem votou em quem. Apenas quando a pessoa vota neutro, ou “skipar”, como chamam, é que ela é identificada.

Outra novidade envolve a barra de tarefas . Agora ela tem mais configurações, como: totalmente invisível, visível só durante as votações ou sempre visível, não importa em que situação que ocorra no game.

As sabotagens também mudaram: agora o impostor pode sabotar as comunicações, como já podia, mas com a adição de limpar os registros de segurança dos mapas, facilitando sua vida, caso seja investigado.

Leia Também:  Queda do PIB foi menor do que em outros países, diz ministério

Todas as novidades, na verdade, beneficiam o impostor de uma partida em Among Us e deixam a situação mais competitiva.

Houve ainda uma atualização de segurança , com mais medidas anti-trapaça implementadas, para deixar os jogos mais seguros. Além de símbolos nas tarefas com fios, para favorecer jogadores daltônicos.

Estas e outras novidades já estavam disponíveis na versão beta do game, mas agora estão na versão tradicional.

Mais funções vindo aí

A produtora InnerSloth garante que a atualização foi apenas um primeiro passo para outras grandes inclusões que Among Us vai receber este ano.

Em dezembro o estúdio planeja adicionar um sistema de contas, para que cada usuário tenha a sua. Isso deve facilitar, por exemplo, denúncias e banimentos de trapaceiros, além de pessoas tóxicas ou abusadores online.

Um novo mapa também será adicionado ao jogo, com elementos inspirados no jogo The Henry Stickmin, também da InnerSloth.

Por fim, a produtora informou ainda que Among Us será traduzido para mais idiomas, para alcançar mais jogadores. Vale lembrar que o game já está disponível em português há alguns anos.

Leia Também:  Governo recupera asfalto da MT-419 entre Guarantã do Norte e Novo Mundo

Com informações: Twinfinite .

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA