TECNOLOGIA
Usar Torrent é perigoso? Assunto vira polêmica no Twitter; confira
O termo Torrent é um dos mais comentados no Twitter na tarde desta sexta-feira (10), depois que um vídeo foi publicado recomendando que usuários não usem o protocolo. O vídeo foi publicado pelo InfoPreta , empresa de tecnologia criada por mulheres negras e LGBTs.
Torrent é um protocolo de transferência de arquivos, que permite que as pessoas façam upload e download. Ele é muito utilizado para consumir pirataria , facilitando o download de filmes e séries.
No vídeo divulgado pelo InfoPreta , Moniquinha, uma das integrantes da empresa, orienta que as pessoas não façam downloads por Torrent para garantirem sua privacidade de dados. “O Torrent dá para baixar muita coisa, mas dá também para você baixar vírus, malwares. E aí as pessoas terem acesso ao seu dispositivo, seu computador, e acabam roubando seus dados”, afirma.
Na publicação, a empresa ainda ressalta que não incentiva o uso de Torrent devido à pirataria . “Além disso também não incentivamos o uso de torrent por uma outra questão: é pirataria”, diz o post. Assista ao vídeo:
Eu sei que vocês usam o torrent pra ver todos os Harry Potter que a @NetflixBrasil não disponibiliza, mas tenho a obrigação de dizer: NÃO PODE!
⠀
Nesse vídeo, a Moniquinha explica por que o torrent é ruim pro seu computador (e pra você!). pic.twitter.com/UP8Uy6EwpW— InfoPreta fazendo delivery ??? (@infopreta) July 10, 2020
A repercussão
Depois da publicação, o vídeo foi bastante criticado no Twitter . A maioria das pessoas diz que a pirataria democratiza a cultura e que, se tomados os cuidados necessários, o uso de Torrent não é perigoso. Veja alguns tuítes:
“o torrent rouba meus dados, por isso não uso”
você está 100% segura, amiga!!! agora vá lá fazer uma pesquisa sobre qualquer coisa no google pra preservar mais ainda seus dados!!!
— Rebecca Gaia (@rbcgaia) July 10, 2020
primeiro que o capitalismo eh errado
dito isso o acesso a cultura nao deveria ser limitado economicamente pode baixa torrent sim eh so tomar cuidado com as origens dos arquivos e estar com o antivirus em dia
— matt ✷ (@mttscz) July 10, 2020
2020 e o ativismo de internet decidiu lutar a essa altura do campeonato contra o torrent. o mercado ja descobriu como acabar com isso ha ANOS usando serviço de streaming, mas o pessoal acha q vai acabar com a pirataria com CONSCIENTIZAÇÃO
— fried (@FriedHardt) July 10, 2020
Usem torrent sim
É só não ser cabaço, usar clients e trackers confiaveis
Seus dados já foram cooptados por gente muito pior do que possiveis scammers, mark zuckerberg por exemplo
Pirataria foi responsável pela maior democratização de acesso a cultura da história, pirateie sim https://t.co/HrVp9EgewV
— котишу e os hipopotamos do pablo escobar (@Koticho) July 10, 2020
Além da repercussão negativa, algumas pessoas defenderam o vídeo da InfoPreta:
Eu não tô acreditando que estão dando hate no meu cristalzinho @infopreta chamando de etilista uma das empresas mais preocupadas com o social que eu conheço. Que lixo tóxico que tá virando o Twitter. Se você é bonzão e sabe baixar torrent esse vídeo não é pra você!!! https://t.co/cbKdytrH4d
— May (@mahsummer) July 10, 2020
Muito triste ver tantos amigos desmerecendo uma iniciativa super importante de trazer informação e ajudar a fornecer equipamentos pra pessoas negras por causa de UM video para LEIGOS >>recomendando<< NAO USAR TORRENT em uma linguagem popular e acessível https://t.co/DtbXTFsAvW
— Lina (@linalenachan) July 10, 2020
A própria empresa também se defendeu dizendo que muitas pessoas não têm o acesso a informações sobre como utilizar Torrent com segurança. Nesses casos, afirma o InfoPreta, a melhor opção é não utilizar o protocolo para consumir pirataria.
Nosso vídeo sobre torrent tá repercutindo e a maior parte dos comentários são: “É só saber usar, é só não ser burro”
Tá, mas será que essa sua inteligência aí chega nas pessoas que mal sabem usar o computador e baixam as coisas na inocência?
Fica o questionamento
— InfoPreta fazendo delivery ??? (@infopreta) July 10, 2020


TECNOLOGIA
Escola de Governo oferta curso online nas áreas de Direito Administrativo e Ambiental
Qualificação tem como público-alvo servidores públicos do Poder Executivo estadual que trabalham com licitações ou projetos

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, abriu inscrições para o curso “Cartilha Verde de Mato Grosso”, voltado para as áreas de Direito Administrativo e Ambiental. A qualificação será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Ao todo, foram disponibilizadas 300 vagas.
O público-alvo desta ação são servidores públicos do Poder Executivo estadual que trabalham com licitações ou projetos, em especial aqueles que atuam no interior do Estado. A capacitação apresentará os parâmetros e as diretrizes da sustentabilidade para a construção e reforma de edificações da administração pública, nas áreas de conservação de energia elétrica e eficiência energética, bem como de aumento da eficiência do uso dos recursos hídricos.
Interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscrever no curso que terá início na semana seguinte, dia 21, e carga horária de 25 horas. Inscreva-se AQUI.
Outras informações pelo telefone (65) 3613-3611.
(Supervisão de texto de Nayara Takahara)
Seplag-MT
-
MATO GROSSO2 anos atrás
Hipermercado Extra encerra as atividades em Cuiabá no dia 31
-
POLICIAL2 anos atrás
Imagens mostram últimos momentos de Isabele em residência
-
CUIABÁ2 anos atrás
Cuiabá libera festas para até 100 pessoas; término deve ser às 23h
-
CUIABÁ2 anos atrás
Emanuel Pinheiro libera aulas presenciais na educação infantil e uso de áreas comuns em condomínios
-
POLICIAL2 anos atrás
Veja vídeo – Adolescente que atirou em amiga é praticante de tiro esportivo
-
POLICIAL2 anos atrás
Pai de menina que atirou tenta tirar promotor de Justiça do caso
-
POLICIAL2 anos atrás
Adolescente que matou Isabele é internada no Complexo Pomeri
-
POLÍTICA MT1 ano atrás
Com trio elétrico e mar de gente, Emanuel Pinheiro comemora reeleição no Choppão
