728x90 (1)

TECNOLOGIA

Vídeos com tradução em libras auxiliam população surda em provas teóricas de direção

A didática implantada pelo Detran diminuiu a taxa de reprovação

Publicados

em

A língua portuguesa tem sido um obstáculo enfrentado pela comunidade surda no momento da realização da prova teórica de direção. Em razão dessas dificuldades, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), adequou a prova teórica com a implantação de vídeos com a tradução em libras para auxiliar a pessoa surda a conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, tem visitado alguns municípios do interior de Mato Grosso, acompanhando os candidatos durante a realização da prova teórica.  No último mês, ele esteve em Sinop, Cláudia, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

Durante as visitas, Maurício teve contato com surdos que já possuíam histórico de reprovação e procurou compreender a realidade linguística da comunidade e identificou quais adequações eram necessárias para assegurar o melhor entendimento das provas teóricas. Os vídeos com a tradução em libras têm sido constantemente aperfeiçoados, a partir de orientações da própria população surda e com o auxílio do estagiário surdo do Detran-MT, Iverson Almeida da Silva.

Leia Também:  Capital paulista começa a vacinar amanhã população em situação de rua | Agência Brasil

Candidata surda e moradora de Sinop, Tatiane Reinheimer já havia reprovado na prova teórica 12 vezes e, desta vez, conseguiu ser aprovada. “Antes eu não compreendia o significado das palavras, com a tradução, eu pude compreender de forma mais clara o significado das palavras e o contexto”, destaca.

Segundo Alison da Costa, cidadão surdo que também já reprovou algumas vezes, é importante ter um intérprete devido a variedade linguística dos sinais em todo o território nacional. “Anteriormente, a tradução era feita de forma simplória, descontextualizada, de forma mecânica e sem expressão corporal, prejudicando o entendimento. Com a presença do Maurício, a interpretação ficou mais coesa e mais clara, eu compreendi e consegui acertar as questões”, relatou.

A didática implementada pelo Detran diminuiu a taxa de reprovação da comunidade surda. Nos últimos seis municípios visitados, em outubro, a taxa de aprovação foi de 83%. Entre os surdos atendidos, apenas um candidato não conseguiu a aprovação.

“O Detran-MT tem se esforçado cada vez mais para garantir a inclusão social em seus serviços e o atendimento digno a todos os cidadãos”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Leia Também:  Vacinação na capital do Rio alcança 3,6% da população | Agência Brasil

 Fonte: Detran-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TECNOLOGIA

Governo de MT apresenta os desafios da transformação digital em evento nacional

42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação deve ocorrer no período de 31 de julho a 5 de agosto, no Rio de Janeiro

Publicados

em

Os desafios e impactos da transformação digital no Governo de Mato Grosso serão apresentados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) durante a 42º edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2022), prevista para ocorrer no período de 31 de julho a 5 de agosto, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Como parte do Congresso, acontecerá o X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE 2022). O evento tem como objetivo criar um ambiente para discussões sobre Governo Eletrônico/Digital na comunidade de computação e possui como uma de suas bases a aproximação da comunidade acadêmica com governos.

A apresentação será feita pelo secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, que é analista de tecnologia da informação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e também é coordenador do Comitê Executivo de Transformação Digital e Inovação do Sistema de Governança Digital do Governo de Mato Grosso.

Brandão comporá o dispositivo do painel que abordará o tema “O Governo Digital no papel do empoderamento do cidadão”. Além dele, outros dois especialistas foram convidados a debater e a complementar a perspectiva sobre o assunto.

Leia Também:  EMPRESAS PARCEIRAS ATUALIZAM INSTRUTORES CREDENCIADOS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS

O secretário também teve o artigo “XVIA-MT: implantação de uma alternativa viável de integrar o Brasil” selecionado para o Congresso. O estudo será apresentado durante o evento e foi escrito em coautoria pelos servidores do Governo do Estado Sócrates Barros, Rogério Nery, Diogo Tedesco, Cleberson Gomes, Washington Silva, Janine Ulrich e Paulo Macedo.

O 42° Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), juntamente com o Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). A SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos, fundada em 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de computação e informática de todo o Brasil.

Confira aqui mais informações sobre o evento.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA